Banner

domingo, 27 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015 e Planejamento 2016

Minha cara ao ver as pessoas comemorando o novo ano
2015 praticamente terminou, e agora vem as expectativas para 2016 bem como o planejamento de todo bom jovem frugal, aportador, conhecedor da real. Acredito que tenha sido bom, principalmente pelo fato de alguém com 20 anos com mais de 30k aportado já é um grande diferencial em relação a uma boa porcentagem dos jovens bostileiros.

Como comecei com o blog em setembro de 2015, não havia metas estabelecidas a não ser a financeira, atingi a meta mínima de pelo menos 30k(a máxima era 50k e a média 40k), acredito que estou próximo dos 35k, não farei o fechamento financeiro oficial agora, pois deixarei para o início de Janeiro que é quando recebo o salário mensal e faço os fechamentos dos rendimentos de fora. Sem mais delongas vamos aos detalhes.



Metas Financeiras:

MÍNIMA: R$50.000,00
MÉDIA:   R$60.000,00
MÁXIMA: R$70.000,00

Desde o fim de 2014 pra cá que comecei a ganhar dinheiro de fato, foi incrível as coisas que aconteceram financeiramente, não esperava atingir um capital de aproximadamente 35k, então coloquei como meta máxima dobrar esse capital, mantendo a média na casa dos 60k, pra isso terá que ser aproximadamente um aporte de 2,083k/mês e pra 70k aproximadamente um aporte mensal de 2,9k, não considero nada impossível, porém meus aportes são voláteis devido a minha segunda renda variar bastante. Acredito que nada é impossível, coloquei os 50k como mínima, mas acredito que essa será fácil de ser quebrada, e de qualquer forma será um grande avanço de capital. 

2016 será o ano que farei a abertura de pelo menos 2 empresas das 4 que quero fazer. pelo menos 1 já está garantida de sair, pois já vem há uns 3 meses sendo discutido, organizado e burocratizado com sócios meus, esse em específico será um e-commerce, o produto não vou dizer ainda, pois deixarei pra revelar quando der certo e já estiver a todo vapor. Outro é um software que eu e mais uns amigos estamos desenvolvendo e envolverá regras de negócio do governo. Se caso der certo este também com toda certeza virará uma empresa de TI. O terceiro é um voltado ao youtube, tenho uma grande rede de contatos no ramo de jogos/entretenimento nerd e explorarei isso para lançar um canal. 

Será um ano de forte empreendedorismo, acredito que esse é um dos caminhos mais sólidos pra se atingir a IF, desde que siga com riscos calculados, e pelo fato de se ter uma empresa, a partir do momento que ela passa a gerar receita pra você passa a ser um potencializador pra sua IF. Vou diversificar e colocar uma parte do meu capital em TD, não pretendo colocar em ações ainda, não estou preparado pois meu capital não comporta tal investimento e preciso garantir uma parte dele para o investimento nas empresas quando for necessário. 


Metas para o corpo e Saúde:

Manterei o ritmo da academia indo 5x por semana, é fundamental pra mim manter a saúde visto que preciso estar sempre cuidando do meu joelho. Corrida 3x por semana. A academia melhora toda a disposição, mesmo que você fique fudido no fim do dia, o seu desempenho físico sempre te deixará disposto para o próximo dia. Apesar de ter ganhado outro problema de joelho estou fazendo o tratamento e espero estar curado conforme for passando o ano, por isso minhas corridas serão leves. 

Uma tecla que bato forte aqui para todos na blogosfera é buscarem fazer exercícios, por mais que sejamos frugais, precisamos cuidar do corpo, muitos reclamam que são feios, gordos, auto estima baixa, mas com disciplina e exercícios graduais o corpo irá melhorar, a disposição irá aumentar, você vai ficar mais feliz consigo mesmo, e sentirá menos desgosto ao se olhar no espelho. Ainda mais pra aqueles que tem o objetivo de pegar diabolheres, um corpo bonito, atrairá os olhares delas... O meu objetivo específico  é apenas manter saúde, o restante é consequência.

Fuja da procrastinação

Outro ponto é a alimentação saudável, continuarei comendo frutas verduras e legumes como sempre comi, gosto e isso ajuda em todos os aspectos do corpo. Porcarias como pouco, única coisa que pode ser considerado porcaria é lanche, mas isso é coisa de 4x ao ano, como muito pouco isso.


Metas de estudo:

Concluirei a pós graduação, e estou fazendo o tcc neste momento, estou no desenvolvimento, coloquei como meta pra mim mesmo escrever meia página por dia, ou seja com 20 dias consigo terminar, e a entrega está prevista para o final de fevereiro, terei um mês ainda pra organizar ele e formatar de acordo com as regras da abnt e do meu orientador... Não penso em fazer mestrado, vou focar nos negócios e IF, mestrado só ajudaria se caso eu fosse passar em algum concurso público pelas bonificações salariais e vantagens para critério de desempate. 

A falsa sensação de quando terminamos uma etapa estudantil

Blog:

O blog teve nesses 4 meses de existência quase 3.5k de acessos, um número interessante, e o legal é ver que o pessoal gostou do formato do blog, bem como devem ter se identificado comigo.


Hobbies, Álcool, Vida Social e Afins:

Não tenho nenhum hobbie e nem pretendo desenvolver, única coisa que pode se chegar próximo disso é filmes e séries, mas não considero, porque não tenho números fixos ou séries que queira terminar de ver. Assisto quando dá tempo ou por exemplo um sábado a noite quando gosto de ver filmes de terror.

Uma vez que você fica 20 anos sem beber, não vai ser com 21 nem 30 nem 50 que irá começar, pelo menos isso é válido pra mim, e tenho como meta pro resto da vida não beber. 


Mulheres:
                                    
Ficará em 6 que é o número atual de ficantes a quase 2 anos, não tenho metas pra isso. Sempre fui tímido e nunca busquei melhoria nessa parte de abordagem, entretanto o foco é outro, pelo fato de eu não sair isso acaba ficando esquecido e não vou atrás de mulheres, 2016 não será nada diferente nesse aspecto, depois de você desenvolver sua mente para o meio social, dificilmente sua personalidade irá mudar sobre isso. Meu pensamento atual é a de dar 0 fodas pra mulheres, de 2011 a 2014 fiquei sem beijar ninguém, apesar de ter conseguido algo com 2 ano passado, esse novo ano ficará em 0 pois aboli tinder e qualquer outra coisa. Simplesmente minha mente ligou o botão do foda-se para relações com diabolheres. FOCA NA IF PORRA

Vida profissional:

Vou me esforçar pra aprender e absorver o máximo de conhecimento, já que o que aprendo, serve diretamente para meus projetos por fora que envolvem desenvolvimento de software, será mais um ano de novas experiências e com certezas passarei por muitos perrengues.


Cheguei ao fim do post e espero que todos cumpram suas metas, e uma coisa que eu sempre falo:
- Não tenha sonhos, tenha metas para atingir objetivos, pois o sonho é coisa de quem dificilmente irá fazer algo pra alcançá-lo. Com metas você trabalha sua mente para ir atrás desses objetivos que são algo concreto, coisa que muitas vezes um sonho é apenas algo utópico. Use suas metas pra alimentar sua sede pelo crescimento pessoal, não dependa de sonhos pois você irá se acomodar!

Vou deixar vocês com um pouco de música clássica dos 80's. E VAMOS FIRMES PARA 2016, abraços!


                                           
 DURAN DURAN - MY OWN WAY
   
                           
                                   

5 comentários:

  1. Sucesso com os empreendimentos e o blog!

    ResponderExcluir
  2. Lendo sua metas sobre saúde: fiquei motivado agora pra voltar a me exercitar (comecei treinando musculação aos 17 e parei aos 23), como tenho os bancos de supino e scoot com algumas barras, anilhas e halteres vou começar em casa mesmo quando chegar da faculdade. Espero um dia conseguir operar somas de dinheiro altas como as suas! Por enquanto opero com somas pequenas mas estou vendo essas somas crescerem gradativamente. Sucesso man.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre mantive o foco e cada dia que passa o mundo se torna mais podre, e acirrado, só quem tiver a devida disciplina conseguirá sobreviver, não descansarei enquanto não atingir o sucesso e a IF. muitos projetos rodando esse ano, quero fechar 2016 com um grande passo dado pra if e sem ter patrão, eu ser meu próprio chefe. Sucesso pra voce tbm Gerson!

      Excluir
  3. Muito sucesso jovem de sucesso que você pode ser suas metas e tenha grandes resultados

    ResponderExcluir